Interpretação de texto.


[...]
— Eu preciso contar uma coisa pra vocês... Minha avó, quando eu era pequena, me ensinou uma coisa que nunca mais me esqueci. E hoje, ouvindo uma notícia no rádio, lembrei-me dela. Ela dizia que nós temos uma boca e dois ouvidos; por isso, nós temos que mais ouvir do que falar. E mais: nem tudo o que ouvimos, devemos passar adiante, pois quem conta um conto, aumenta um ponto. E se o que se conta é um segredo, pior ainda. Por isso, nessas horas em que a nossa língua coça, o melhor é lembrar que em boca fechada não entra mosquito...
[...]
                

 Marque a que indica quem é a personagem da história:
a)      uma menina muito pequena
b)     uma menina e sua avó
c)      a própria narradora, pessoa que está contando a história X
d)     todas as pessoas que gostam de segredos.

 No trecho lido na questão anterior, a avó da narradora, para aconselhar a neta, usa um “ditado popular”. Ditados populares são frases que o povo diz e que vão passando de geração a geração.
Copie do texto o ditado popular que a avó usa para ensinar à neta que não se deve sair falando coisas que ouvimos porque sempre podemos contar de outro jeito.


R: Quem conta um conto, aumenta um ponto. 









1.         Leia a carta a seguir.
Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2017.
Querida Raquel,
Como você está?
Estou preparando uma viagem para o próximo mês, quero ir à Bahia.
Você gostaria de ir comigo? Acho que será muito divertido viajar com você.
Aguardo sua resposta para podermos planejar a viagem.
Um beijo,
Talita
Texto escrito pelas autoras.
       

      Copie da carta o que se pede:
a)      a saudação: Querida Raquel. Como você está?
b)     a despedida:Um beijo.
     
      
      Observe os substantivos próprios que estão na carta e reescreva abaixo:
     
       R: Rio de Janeiro, Raquel, Bahia, Talita.
      -----­­­­­­­­­­­­­­­­­-------------------------------------------------------------------
      ------------------------------------------------------------------------
      -------------------------------------------------------------------------



Postagens mais visitadas deste blog

História 08/07.

Estrutura da carta!