Ciências e Matemática 22/06.
Vamos explorar as paisagens que vimos em Geografia e descobrir quais animais vivem naqueles ambientes.
Caatinga
Pantanal:
Pesquise animais que vivem nessas regiões e selecione dois para colocar no livro dos animais. Lembrando que a página do livro que vão fazer hoje é com a letra B.
Matemática:
Multiplicação, primeiros passos na multiplicação.
A multiplicação nos ajuda encontrar o número total de itens rapidamente.
Na multiplicação, pensaremos sobre o número de grupos de tamanhos iguais e o número de itens em cada grupo.
Vamos dar uma olhada em um exemplo:
Cada vez que você visita o cachorro de seu vizinho, Espeto, você lhe dá dois petiscos caninos.
Cada grupo de tamanho igual tem 2 petiscos.
Você visitou Espeto 5 vezes na semana passada. Então, há 5 grupos de tamanhos iguais.
Podemos usar multiplicação para encontrar quantos petiscos você deu a Espeto no total.
O símbolo da multiplicação é start color #11accd, times, end color #11accd. Se traduzirmos esse símbolo em palavras, ele significa "start text, start color #11accd, g, r, u, p, o, s, space, d, e, end color #11accd, end text."
Para esse problema, temos 5 start text, start color #11accd, g, r, u, p, o, s, space, d, e, end color #11accd, end text 2 petiscos caninos. Nós podemos usar o símbolo start color #11accd, times, end color #11accd para escrever o problema:
Vamos tentar outro
Essa semana você visitou Espeto 4 vezes. Você achou que ele estava muito magro então deu a ele 3 petiscos caninos cada vez que o visitou.
Como representar a multiplicação
Grupos de tamanhos iguais
Imaginar grupos de tamanhos iguais é uma boa forma de compreender a multiplicação. Neste exemplo, vamos pensar no número total de pétalas destas flores.
Podemos pensar nisso como start color #e07d10, 3, end color #e07d10 flores com start color #ca337c, 5, end color #ca337c pétalas em cada flor.
A expressão start color #e07d10, 3, end color #e07d10, times, start color #ca337c, 5, end color #ca337c significa que há start color #e07d10, 3, end color #e07d10 grupos com start color #ca337c, 5, end color #ca337c itens em cada grupo.
Matrizes
Podemos também usar matrizes para mostrar a multiplicação. Uma matriz é um arranjo de objetos em linhas de tamanhos iguais.
Uma matriz com 3 linhas com 8 círculos em cada linha representa a expressão 3, times, 8:
Como calcular o total
Adição repetida
Vamos voltar ao problema sobre Espeto e os petiscos caninos de antes. Você deu a Espeto 3 petiscos por dia durante 4 dias.
Nós aprendemos que 4 grupos com 3 petiscos em cada grupo é o mesmo que 4, times, 3.
Se contarmos os petiscos um por um, obtemos o total de 12 petiscos.
Podemos também usar adição repetida para calcular o número total de petiscos. Há 4 grupos de 3, então podemos somar 3, plus, 3, plus, 3, plus, 3.
Se multiplicarmos ou usarmos a adição repetida, nós encontraremos o total de 4 grupos de 3 petiscos.
Há 12 petiscos no total.
Contagem por intervalos
Contagem por intervalos é outro método que podemos usar para encontrar a resposta de um problema de multiplicação.
Vamos usar uma matriz para mostrar como isso funciona.
A matriz mostra 4 linhas com 5 círculos em cada linha. Isso é o mesmo que 4, times, 5, ou 5, plus, 5, plus, 5, plus, 5.
Para calcular o número total de círculos, nós podemos contar cada círculo, usar adição repetida ou podemos usar contagem por intervalos para contar cada linha como 5:
5 ... 10 ... 15 ... 20
A contagem por intervalos é igual à adição repetida.
5, plus start color #01a995, 5, end color #01a995, equals, 10
10, plus start color #01a995, 5, end color #01a995, equals, 15
15, plus start color #01a995, 5, end color #01a995, equals, 20
10, plus start color #01a995, 5, end color #01a995, equals, 15
15, plus start color #01a995, 5, end color #01a995, equals, 20
Se contarmos por intervalos 5 ... 10 ... 15 ... 20
usarmos adição repetida 5, plus, 5, plus, 5, plus, 5, equals, 20
ou multiplicarmos 4, times, 5, equals, 20
usarmos adição repetida 5, plus, 5, plus, 5, plus, 5, equals, 20
ou multiplicarmos 4, times, 5, equals, 20
obtemos a mesma resposta!